29 janeiro 2010

É errado falar "erado" ?

Muitas comunidades, inclusive aquela da qual eu vim, pronunciam "carro" de automóvel da mesma maneira que se pronuncia "caro" - antônimo de barato. E as piadas vêm: caro, caroça, erado...
Lembro de uma professora que tive no ensino médio. Uma professora de Literatura, formada em Letras, portanto. Ela insistia em dizer para as minhas colegas que era errado falar assim e que elas precisavam mudar o quanto antes, que ia ser vergonhoso entrar numa faculdade falando assim.
Eis que eu comecei a fazer Letras. E, no primeiro semestre, estudo o preconceito linguístico, fazendo a leitura de Marcos Bagno, no livro "PRECONCEITO LINGUÍSTICO - o que é, como se faz?".
Aprendi que tais pronúncias não são erradas, são variações linguísticas e devem ser respeitadas! Ocorrem devido a fatores regionais - região colonizadas por italianos, que em sua pronúncia, tem o "r" alveolar, como em carimbo e não uvular como em rato, carroça.
E lembrei daquela professora... Como não conheço o currículo da faculdade na qual ela foi formada, não posso dizer "lamentável curso!". Mas, se ela teve essa instrução, aí posso dizer "lamentável mente!".
E aproveito para indicar a leitura! Com ela, tu quebrarás muitos mitos e aprenderás, como eu aprendi, que somos preconceituosos sem nem se quer sabê-lo.

Um comentário:

Corbari disse...

E ainda me perguntam porque eu tenho tanto orgulho da minha irmãzinha!

Saudades de tu menina!!!