13 janeiro 2010

É pra responder ao "Tudo bem?"

Se eu tivesse crescido em um ambiente no qual a resposta para um "oi" fosse "tudo bem?", certamente eu não estranharia. Mas vim de um lugar onde, na maioria das vezes, o andar na rua é tranquilo, sem pressa; e ao encontrar um amigo, ambos param, dão-se um abraço ou beijinhos e dizem seus ois e tudo bens e aguardam uma resposta!
Logo que cheguei na tal cidade grande e fiz uns conhecidos, ao topar com eles, passei a dar "oi", obtendo como resposta o tal "tudo bem?". Ok, seria simpático se tu realmente quisesse saber como estou, mas parece não ser esse o intento. Se eu quisesse responder, teria que ser gritando para me fazer ouvir.
Em uma das vezes em que isso aconteceu, eu rapidinho, antes que o guri virasse as costas, respondi: "Não!". Ele me olhou com cara de espanto: nunca ninguém responde a essa saudação, menos ainda para dizer um "não"... Aí eu disse que, na verdade, eu estava ótima, aquilo foi apenas para ele pensar um pouquinho a respeito disso.
Ta, tudo bem. Essa tal saudação pode ter denotação simpática, afinal, é bem melhor responder isso que simplesmente não dizer nada. Mas que eu estranhei, ah, estranhei!

Um comentário:

Nina Antonioli disse...

Quando tenho TPM, eu costumo pedir se o "tudo bem?" é só uma pergunta retórica, ou se posso responder, mesmo.

OK, ok. Na TPM as mulheres não são humanas!

Mas se aqui é assim, imagine em cidades muito muito muito grandes, como São Paulo!

Beijocas