21 janeiro 2010

Quando a TV corrompe uma família

O assunto que tratei ontem me fez lembrar do dia em que reparei as mudanças na casa dos meus pais.
Éramos acostumados a jantar, ficar um pouquinho na cozinha até organizá-la, ir ver o Jornal Nacional e depois ficarmos conversando. Também eram muitas as noites em que íamos fazer serão nos vizinhos; não apenas serão, mas também a oração do terço. Bah, é verdade! Nós rezávamos muitas noites o terço lá em casa... Mas aí, quando o povo começou a viciar em novelas...
A TV nos fez calar. Eram 4 pessoas mudas diante de um aparelho que transmitia notícias e também um monte de asneiras em forma de novela. Muitas vezes minha mãe comentou a situação, mas ninguém fez nada pra mudar.
E quando me deram o computador, então? Bah, "já era" as conversas depois do jantar! Minha mãe me chingava toda noite por eu não estar mais me relacionando. E pior que nem sempre eu estava no PC pra estudar - eu não tinha internet, precisava pegar na cidade as coisas que eu precisava, salvá-las em disquete e levar pra casa, foi em tempos depois que veio a internet discada. Lembro muito bem de quando minha mãe me chamava pra ficar com eles (mesmo sendo na sala, com a TV ligada) e eu dizia que não podia, sendo que na verdade eu estava jogando Pinball e Paciência.

Minha intenção com esse texto não é queimar o filme da minha família, até porque sei que isso não aconteceu apenas conosco, mas com toda Linha Manfio (é assim que se chama aquela localidade) e, por que não, com todas as famílias do universo (ta, nem todas!). Muitas vezes os moradores da Linha não saem por medo dos roubos; em outras vezes, e em muitas vezes, por falta de tempo, mesmo. Às vezes a falta de tempo é devida ao trabalho, às vezes não tem falta de tempo nenhuma, mas todos estão concentrados nos sofás olhando as porcarias da TV.
Pensas bem: será que isso não está acontecendo na tua casa?
Depois de ter refletido sobre isso tudo, o que me resta?
Para tentar mudar, quando vou pra casa uso uns argumentos do tipo: não acredito que vim de tão longe pra vocês ficarem aí vendo novela! E, no mais, fica o exemplo pra mim! Saberei como agir quando eu construir a minha família.

2 comentários:

Unknown disse...

eh carol...eh a ditadura da televisão....tem uma musica do acustico reggae com esse nome..escuta ela q vale a pena..
mas sabe o q eu axo?q temos q aprender a filtrar a programação..pq tem coisa boa pra vermos....mas as novelas...Oo
um horror..uma realidade imaginaria neh?
porem tb temos q tentar....entao..questionar e criticar as tramas...mostrando assim rpas nossas familias, por exemplo, a falta de correspondencia com o mundo real em q vivemos...

Gabriel disse...

Olá Caroline, antes de mais nada, obrigado pelos comentários em meu blog, você não faz idéia de quanto eles são animadores e estimulantes!

Lendo teu texto, eu me indentifiquei muito com ele, porque algumas das mudanças impostas pela TV eu também pude ver por aqui. Nós aqui em casa ainda resamos o terço aos domingos, mas as conversas ao final do jornal também sessaram, é cada um em seu quarto, seja no computador ou em sua TV.

E novela por si só para mim já é algo que não tolero sabe? Sou meio preconceituoso com ela, por não ser capaz de ver coisas como ela, como BBB e coisas afins.

Acho uma pena que estas coisas aconteçam, mas ainda tentamos manter os momentos em família, a duras penas hehehe

Gostei do texto =]
Beijão pra ti!