04 dezembro 2010

O tempo passa e nem tudo fica

♪ O tempo passa e nem tudo fica
A obra inteira de uma vida
O que se move e o que nunca vai se mover...
(Nenhum de Nós - Sobre o Tempo)

Me recordo de quando eu era criança e meu irmão, Fernando, deixou nossa casa para estudar em Santa Maria. Foi muito doloroso para mim tal "perda"... Eu não teria mais por perto aquela pessoa brincalhona, carinhosa e atenciosa que eu tanto amava. E, mesmo sendo criança, chorei.
Aguardava anciosamente as férias. No início, o reencontro acontecia umas quatro vezes por ano. Depois, apenas duas... Depois, apenas uma.
Quanta faltavam algumas semanas para sua chegada, minha mãe me convocava: fazíamos um fachinão na casa, fazíamos muitos doces, bolachas, bolos, pães e outros quitutes para esperar a visita.
"Visita"... Como era estranho conceber que meu irmão era um visitante na nossa casa!
E, quando ele vinha em suas férias, já era meio estranho nosso relacionamento. Um cheio de dedos com o outro, tentando agradar. Como se realmente fôssemos estranhos.(mas o amor, interior ao que demostrávamos e tentávamos ser um com o outro, era o mesmo!)

"Visita"...
Hoje, quem tomou este papel, fui eu.
O Natal se aproxima, e quem está indo para casa, pouquíssimas vezes por ano, sou eu. Eu é quem vou pra casa dos nossos pais nas férias e recebo o tratamento de visita, eu é que recebo a casa toda organizada e com um freezer cheio de doçuras...
E sei que esse ciclo sucederá também comigo. Sei que terei filhos que também sairão de casa para estudar e construir suas vidas. Percebo o quão real é a expressão usada pelas comadres da minha mãe, "filhos a gente só tem mesmo por 9 meses e mais alguns anos".
Sei que meus filhos também serão, futuramente, as minhas "visitas"...

2 comentários:

Angel's disse...

Ola Carol!!Se assim posso chamar...mesmo sendo um pouco pessoal.mas acho mais agradável...realmente filhos, nós só o temos por nove meses e por alguns anos...sendo mãe percebo dia-a-dia que ele esta seguindo seu curso natural da vida...e posso te garantir não é muito bom não,ver o que é seu (em termos) ir rumo ao desconhecido,sem vc poder seguir junto...mas tenho fé que seu rumo será o certo o correto,pq nós mães somos assim...só queremos a felicidade de nossos filhos mesmo q essa felicidade tenha q leva-los para longe de nós!!!boas férias

Pri disse...

Que "carino" o teu texto!