27 outubro 2010

A fazendinha do orkut


Certo dia, quando eu conversava com um amigo e lhe contava que meus pais são agricultores, ele brincou: "eu também; eu tenho uma fazenda!". Olhei pra ele, com cara de "da onde?!" e ele respondeu: "sim, eu tenho uma fazenda no orkut!!!". E rimos.
Porém, não pude deixar de pensar.
Uma fazendinha no orkut... Já vi o pessoal aqui na sala de informática da casa do estudante perdendo seu tempo jogando esse negócio. Ok, meu amigo falou aquilo só pra brincar comigo, mas... Por favor, neh? Convenhamos!

Se as pessoas, com tal joguinho do orkut, soubessem 5% do que é ser um agricultor... Eu até daria uma respeitada.
No orkut tu não precisa acordar antes do sol pra tratar as galinhas e o rebanho; pra ordenhar as vacas. Tu não tem que entrar dentro de casa só quando o sol já se pôs, porque tu fica aproveitando até os últimos raios de sol nas lidas. Tu não tem que sair correndo da mesa no momento do almoço porque as vacas escaparam do pasto. Tu não tem que acordar de madrugada porque tem um bezerro berrando, desesperado, e tu tem que ir lá ver o que ele tem. Tu não tem que acordar de madrugada com teu vizinho telefonando porque teu rebanho quebrou os cercados e está envadindo a propriedade dele. Tu não tem que carpir lavoura, fazendo calos nos dedos. Tu não tem que ficar na lavoura mesmo enquando tem chuva. Tu não tem que ficar na lavoura com o sol escaldante. Tu não tem que ficar na lavoura se estapeando por causa dos mosquitos. Tu não tem que deixar de passear e curtir fins de semanas e fereados porque tuas vacas, porcos e galinhas não entraram em férias. Tu não perde uma colheita em função do tempo (chuvaradas, geadas, secas). Tu não recebe um apoio miserável (ta, talvez não seja tão miserável assim... Faz tempo que não falo com meu pai sobre isso.) do governo se tua lavoura se perdeu em função do clima. Tu não tem que caminhar kilômetros na estrada de chão. Tu não vive se espremendo com o pouco dinheiro que tu recebe. Tu não tem que ficar ouvindo piadas idiotas e ofensivas.Tu não tem que ficar ouvindo o "povo da cidade" zuando com os pés grandes dos agricultores, com as mãos calejadas, com o rosto, pescoço e colo torrados do sol, com o jeitão "colono" de falar, com o desrespeito, com a pouca valorização. Teus filhos, quando começam a estudar na escola, não sofrem preconceitos, nem são alvos de piadas. Teus filhos não precisam ir pra lavoura contigo desde criancinhas.

E eu poderia continuar a lista se meu tempo não estivesse tão apertado.


Fazendinha no orkut? Ah, conta outra!

6 comentários:

Charles disse...

Bah, exatamente o que eu sempre quis dizer.

Unknown disse...

O problema não é o jogo em si, mas a idéia que as pessoas urbanas fazem dos agricultores.

É fácil fazer piadas quando não se pensa no papel do agricultor na sociedade.

Pri disse...

Na real eh uma forma dessas criaturas de apartamento (como eu, por ex.) verem como teria sido bom crescer onde tu cresceu!!! =D

E eu tenho pelo menos 5% de ideia do q eh ser agricultor pq tu jah me contou e eu li ainda mais no teu texto, então pode me respeitar, ta? =P

Beijão!!

P.S: olha q legal, consegui, depois de milenios, deixar um comentario aqui sem q desse erro!!!

Caroline Lazzari Manfio disse...

\o/

Ta ok, amiga!! Tu está perdoada! ;)
rsrsrs

Jorge De Araujo disse...

Mesmo que o sujeito saiba o que é ser agricultor, é não ter o que fazer, né? Vai ler um livro, dormir, sei-la. =D

Junie Nunes de Souza disse...

Adorei o seu texto! :) Que história de vida, hein?!