01 maio 2010

Carolice na cidade chamada CEU

Não, não vou falar sobre o céu, mas sobre a CEU - Casa do Estudante Universitário.
Em um dos meus devaneios diários, fiz uma anologia entre a CEU e uma cidade... E foi divertido! .

A "Praça da Lavanderia" é um lugar propício para socializar. Sim, é bizarro conhecer pessoas (e fazer amigos!), em uma lavanderia, mas na cidade CEU... isso é possível. Entre a espera de uma centrifugação, lá estão os moradores a trocar ideias sobre o uso das máquinas, sobre as condições do varal, sobre marcas de sabão em pó.

Da "Praça da Cozinha", lembro das várias piadas direcionadas aos guris... As pessoas que vão ali esquentar miojo x as que faziam pratos elaborados. E os guris na cozinha!!! É, essa cidade faz mesmo os cuecas se virarem!! (rsrsrs...)

No "Bar da Informática"... Ah, esse é um lugar problemático. Enquanto muitos vão para beber conhecimentos e comer informações, há os sem-noção que fazem daquele lugar um banco de... de... praça? não, nas praças não se fala tanta baixaria... huumm... um banco de uma zona (!) e ficam a narrar suas histórias escrotas. Ou, simplesmente aqueles (que são os mesmos a recém citados, eita gente inconveniente!) que pensam que aquilo é mesmo um bar, um lugar pra falar alto e ouvir música alta, ou, pior: pensam que é um bar que tem karaokê. Salve-se quem puder! Tente ganhar dinheiro e ter seu próprio computador em seu quarto, porque a sala de informática... vou te contar! Só quando esse povo sem-noção sair da CEU pra voltar a paz.

O "Point Sala X"! Ah, esse gosto muito! É um pavilhão no qual os moradores podem reunir-se para ensaiar ou dar aulas de dança, teatro; fazer reuniões; rezar.

As praças chamadas "Halls" são multi-funcionais. Servem para os dedicados estudarem, para os músicos mostrarem seus talentos (ou perturbarem o sono e a paciência dos outros)... Servem para os baderneiros fazerem suas festas (às vezes estou incluida!) e atazanarem o silêncio da cidade.
As pequenas ruas chamadas "Sacadas", além de servirem para os que querem fazer uma ligação telefônica celefônica em paz, são as chaminés que liberam aos ares a fumaça dos cigarros dos mais variados tipos, das mais diversas composições.

As "Avenidas Corredores" são por vezes desconfortáveis... Há as sacolinhas de lixo que os moradores ali deixam para levar no aterro em outra ocasião, há as várias bicicletas (transporte de muitos moradores) que, se tu não andar tendo cuidado, acaba acotovelando-nas.
Mas o pior é quando uma bicileta faz papel de tralha e fica impedindo a passagem pelas escadas, que dão acesso de um bairro-andar para outro. Se algum dia a cidade toda pegar fogo, aí os habitantes vão ver a importância de deixar as escadas livres.

Os terrenos-baldios chamados "Banheiros"... Bem, destes vou poupar o estômago do leitor.

E as casas, chamadas "Quartos". Algumas organizadas... Outras não. Algumas concervadas...Outras não. Algumas com uma mobília que beira casa-própria... Outras não. Algumas abrigando duas pessoas que se dão bem, outras não.
Algumas dominadas por cupins... As outras também.

E assim poder-se-ia ficar por muitos mais caracteres devaneando sobre a CEU... Uma morada que às vezes é mesmo um tranquilo céu, mas às vezes... É um "Quinto dos Infernos" (com direito até a uma "Faixa de Gaza").

3 comentários:

Unknown disse...

OI Carol td bm?
Acheimt interessante e legal seu blog parabens

Silvana disse...

Oi, Carol!!!

Acho que tu tinhas que ser escritora também!
Adorei o texto sobre a CEU! É bem isso que é a nossa CEU, uma cidade! Tu pensaste em todos os detalhes e na característica de todos os moradores.
Se ainda existisse o jornal da casa, esse poderia ser o texto da capa!;)

Angela Longo. disse...

haha, adorei o texto! gênio.