06 março 2010

Devaneios sobre dar elogios

Estava Jonas, meu amigo, e eu. No meio daquele pessoal não muito amigável, havia um que era muito atencioso e prestativo. E sorridente, e querido. Comentei com Jonas algo do tipo: 'nós poderíamos ir lá e dizer pro cara que a gente gosta dele, que ele desempenha bem o seu trabalho'. Aí me lembrei de quando despertei para essa parada de elogiar.
Minha mãe sempre dizia que, quando se fala em crítica destrutiva, é bem fácil jogar na cara - ou falar pelas costas, sendo ainda pior o ato. Mas, quando é um elogio, as pessoas ficam quietas. (Muitos fogem a essa regra, mas eu fui uma daquelas que não tinha coragem para chegar à pessoa e dizer as palavras sinceras e de incentivo).
Na primeira vez, foi com uma professora da UFRGS. Ela foi excelente em sua docência, eu não queria deixar aquilo passar em branco. Mas, no meio de tanta timidez, fiquei receosa... Até lembrar das palavras sábias de minha mãe! Tomei coragem e fui lá: "Professora, só quis vim aqui pra te prestigiar! Teu trabalho foi ótimo (...)". A mulher ficou emocionada. Bem, confesso que esperei o semestre terminar com o medo de que ela interpretasse aquilo como puxa-saquismo. Viu só? Mesmo estando disposta à ação, fiquei imaginando reações ruins.
E por que essa insegurança toda? Porque as pessoas (eu, no caso) não estão acostumadas a falar o bem! E, se falam, talvez não seja frente a frente da pessoa, não nutrindo nossos "genes da coragem"... Às vezes, palavras de elogio são motivação para seguir no caminho, e falá-las pessoalmente trazem bem-estar e muita alegria a quem ouve.
E você? Costuma dar elogios? Elogia só quando a pessoa está ausente? Ou, então, é daqueles que nunca fazem um elogio?

3 comentários:

Unknown disse...

Eu tenho!
Você é tri parça! hehehe
Bjs!

Caroline Lazzari Manfio disse...

aaah, Eliseu!!!!
Que ótimo receber tua visita, e um recadinho afetuoso!!

=)

Unknown disse...

carol! aqui é a Ana de caxias,lembra? do metanóia?
amo teus textos.
mesmo não conseguindo conversar mais...
leio teus textos e rezo por ti! é uma forma de nos mantermos próximas!

fica com Deus,flor!
beijo